Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Parceria garante apoio para residência médica

Data da notícia: 2023-10-19 09:15:40
Foto: Assessoria
O acordo estabelecido no início de outubro, ocorreu durante uma reunião com o prefeito Joaquim Teixeira

A prefeitura firmou parceria com a Faculdade de Medicina de Ji-Paraná para abertura do Projeto Residência Médica no município. O objetivo é que profissionais de medicina atuem em unidades de atendimento à população local nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia e medicina da família e da comunidade. O acordo estabelecido no início de outubro, ocorreu durante uma reunião com o prefeito Joaquim Teixeira (PL), o secretário municipal de Saúde (Semusa), Rafael Papa, coordenador do Conselho de Residência Médica (Coreme), Evandro Rios Sote, e os professores da Famejipa Francisco Alcides Dias Filho (coordenador do curso), Jossimar Aparecido Godoi (diretor), Fernanda Santos (supervisora), e o conselheiro municipal de Saúde, Salésio Matos.

Conforme o secretário da Semusa, o município terá quatro profissionais cedidos pela Famejipa por ano, que atenderão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou em unidades especializadas. Ele informou que a expectativa é de que o programa inicie no primeiro semestre de 2024 e sejam quatro profissionais por ano. Ao todo, oito médicos em dois anos de parceria.

“Esses médicos não atenderão apenas em hospitais, mas em todas as unidades de saúde pública. Além da prestação de serviços, esses residentes vão oxigenar e fomentar o estudo e pesquisas de novas tecnologias. Os médicos selecionados para participar do programa de residência passarão por um processo seletivo realizado por edital pela instituição”, ressaltou.

O diretor da Famejipa, professor Jossimar Aparecido Godoi, ressaltou que a ideia é seguir primeiramente os profissionais de saúde que atuarão em duas áreas, clínica médica e medicina da comunidade, e que eles receberam incentivo por meio de bolsas durante o programa de residência. Ele salientou que os novos residentes devem participar de uma seleção por edital, e que será divulgada a data para as inscrições para as turmas de 2024.

Fonte: Gabriela Suematsu - CCS




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.